O que é IoT?

Você sabe o que é IoT?

Já pensou em uma lâmpada ou um portão com acesso à internet? Já imaginou estar no meio de uma viagem e perceber, pela câmera em seu celular, que a janela está aberta? E se fosse possível fechar a janela apenas com um toque na tela? Parece o futuro? Pois se prepare para o presente!

Casas e empresas inteligentes, têm tomado espaço cada vez mais, seja na mídia ou mesmo na promoção de produtos para automatizar tarefas. Você já deve ter ouvido falar de aspiradores de pó inteligentes, que limpam a poeira sozinhos. Seria esse um exemplo de IoT?

Segundo (Mohammadi Zanjireh, 2015), a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é um termo utilizado para conexão e interconexão de aparelhos digitais com a internet. Logo, a partir disso, qualquer função pode ser executada à distância, mesmo que se esteja em outro país. Mas e o aspirador de pó automático? Como o próprio nome diz automático, é um dispositivo capaz de funcionar por conta própria, sem a necessidade de intervenção humana. Com isso, basta ligar o aspirador e ele irá realizar o serviço. Assim, temos diferenças entre automação e IoT, mas ambos estão presentes em projetos de casas inteligentes.




(IoT - Designed by macrovector / Freepik)

Embora ter uma casa inteligente, com dispositivos que se conectam e proporcionam conforto seja algo interessante e animador, IoT é um termo que primordialmente foi concebido na indústria. Será que a Internet das Coisas é algo realmente novo? De acordo com (Mônica 2017), esse conceito foi proposto em 1999, por Kevin Ashton, no Laboratório de Auto-ID do MIT. A produção de sensores inteligentes, deu início à diversas implementações e melhorias, transformando o termo IoT em um algo essencial para a produção eficiente e segura.

Mas o que é possível fazer com a internet das coisas? Porque ela tem se tornado cada vez mais presente no nosso cotidiano? Se repararmos, os dispositivos conectados estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja por um carro com conexão bluetooth, ou mesmo um fone sem fio conectado ao seu smartphone. Aos poucos os smartwatches vem ganhando espaço, você já deve ter visto, ou mesmo ouvido falar de um relógio digital que além das horas apresenta mensagens de seu celular e ainda os seus batimentos cardíacos! Não é preciso ir muito longe para entender o conceito do IoT, mesmo uma caixa de som com Bluetooth, pode exemplificar a conectividade e múltiplas funções.

(Mi Smart Band 4 - Xiaomi)


Mas como é possível que um relógio ou mesmo um fone tenha funções tão complexas? Com o passar dos anos as evoluções tecnológicas digitais, possibilitaram a produção de recursos complexos em um espaço extremamente pequeno. Logo, ao tratarmos do termo IoT, indiretamente, temos também a evolução dos aparelhos digitais e seus componentes.

Dessa forma, é possível hoje transformar alguns recursos de uma casa, em recursos inteligentes associados ao IoT, os assistentes eletrônicos como Google Home e Alexia, são um grande exemplo. É possível por comando de voz, mover persianas, ligar e desligar luzes, mudar a cor da iluminação, controlar a temperatura, ligar e conectar aparelhos como vídeo games e TVs. A praticidade gerada pelo plug and play, que garante a possibilidade de fácil instalação e uso, amplia os horizontes para uma casa inteligente mais acessível. Com o passar dos anos, todas essas tecnologias estarão difundidas com preços razoáveis, ao passo em que, as necessidades cotidianas se adaptarão aos recursos desenvolvidos. Mas e você, com qual “coisa” quer se conectar?

-------------------------------------------
Referências:
Mohammadi Zanjireh, Morteza & Larijani, Hadi, (2015). A Survey on Centralised and Distributed Clustering Routing Algorithms for WSNs. IEEE Vehicular Technology Conference. VTC 2015. Glasgow, Scotland 
Mônica Mancini, Mônica Mancini (13 de fevereiro de 2017). Internet das Coisas: História, Conceitos, Aplicações e Desafios. PMI São Paulo. 
Xiaomi, Disponível em: https://xiaomi.distribuidornacional.com.br Acesso em: Junho de 2020.
Cadastre-se em
nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Textos de destaque
Romulo José da Silva Júnior
Engenheiro Mecatrônico e Analista de Produto da CODE8734. Trabalha com impressão 3D há 7 anos, experiência com impressoras 3D modelos cartesianos.
Publicado:
16/6/2021
FRANQUIA
Desbrave a educação na sua cidade.
IN-SCHOOL
Leve o melhor da CODE8734 para a sua escola.
MATRÍCULAS
Encontre a CODE8734 mais perto de você.
CODE8734 - 2020
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MAVERICK 360
Mais de 20 anos de experiência no mercado de educação.
Presente em 5 países.
Mais de 100 mil alunos impactados.

Confira nossa Política de Privacidade