O que é Indústria 4.0?

Você sabe o que é a Indústria 4.0?

As marcantes revoluções industriais moldaram as sociedades em seus vigentes tempos. Diante da evolução histórica do homem, a tecnologia ampliou possibilidades, e modificou drasticamente o cotidiano das pessoas. Mas você sabe dizer o que é tecnologia? A origem dessa palavra é bem complexa e profunda, de forma simples, podemos entender tecnologia como uma junção do termo tecno, do grego techné, que é saber fazer, e logia, do grego logus, razão. Portanto, tecnologia significa a razão do saber fazer (RODRIGUES, 2001). Logo, a tecnologia não é somente um computador, um foguete, ou uma nova alternativa elaborada de produzir energia. Desde a descoberta do fogo, o homem deu início a construção de ferramentas e recursos para contribuir no desenvolvimento de suas atividades. Assim como o fogo transformou o modo de se viver, cerca de 7 mil anos AC e a terceira revolução industrial, após a segunda guerra mundial, informatizou e modernizou a sociedade, um novo conjunto de tecnologias vem transformando o cotidiano das empresas e pessoas.

Atualmente,  segundo  Schwab  (2016), as pessoas vivenciam uma quarta revolução industrial. Essa indústria 4.0, busca uma rápida produção com qualidade, a partir de uma otimização em tempo real das tarefas. Dessa maneira, as conexões, prototipagem rápida, armazenamento de dados e sistemas inteligentes, dão forma ao conjunto de tecnologias que promovem essa nova revolução industrial. Entre essas, destacam-se 9 pilares os quais são possibilitados a partir de, sistemas Cyber-físicos,  Big data, computação na nuvem, IoT, impressão 3D e IA.

(9 pilares Indústria 4.0 - Pollux - março de 2018)

A crescente demanda por sistemas cada vez mais seguros, otimizados e sustentáveis, leva à uma preocupação em diversos níveis. Sendo assim, uma indústria 4.0 é capaz de produzir com eficiência todos os processos, iniciando pela idealização por meio de simulações e realidade aumentada, as quais garantem o bom funcionamento antes mesmo do produto físico estar pronto. Em seguida, uma integração de sistemas é necessária e uma prototipagem rápida para aprovar o produto, em curto prazo, é implementada. E por fim, a automação, produção robótica e internet das coisas, tornam todo o sistema inteligente e extremamente ágil. Entretanto, ao utilizar todos esses recursos tecnológicos digitais, uma grande quantidade de dados é demandada, bem como a segurança dos mesmos. Logo uma indústria 4.0 é organizada de forma que a segurança e integração de diversas áreas sejam garantidas, o que transforma o entendimento convencional dos empreendimentos em algo amplo, complexo e robusto.

Segundo (HERMANN; PENTEK; OTTO, 2015), o  conceito  Indústria  4.0  surgiu  pela  primeira  vez  em  2011,  durante  a  feira Hannover Messe  sediada  em  Hanôver  na  Alemanha. Entretanto, esse conceito hoje já se faz concretizado em diversas empresas pelo mundo todo. Quer saber mais sobre cada um dos pilares da indústria 4.0? Acesse os artigos sobre cada um dos tópicos em nosso blog!

-------------------------------------

Referências:

RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, M.P.S.Z.(org.). Educação Tecnológica - Desafios e Pespectivas. São Paulo: Cortez, 2001: 75-129.  

SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016. 159 p

POLLUX, 26 de março de 2018, Disponível em: https://www.pollux.com.br/blog

Acesso em: Junho de 2020.

HERMANN, M.; PENTEK, T.; OTTO, B. Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios: A Literature Review. Working paper, 2015.

Cadastre-se em
nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Textos de destaque
Romulo José da Silva Júnior
Engenheiro Mecatrônico e Analista de Produto da CODE8734. Trabalha com impressão 3D há 7 anos, experiência com impressoras 3D modelos cartesianos.
Publicado:
16/6/2021
FRANQUIA
Desbrave a educação na sua cidade.
IN-SCHOOL
Leve o melhor da CODE8734 para a sua escola.
MATRÍCULAS
Encontre a CODE8734 mais perto de você.
CODE8734 - 2020
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MAVERICK 360
Mais de 20 anos de experiência no mercado de educação.
Presente em 5 países.
Mais de 100 mil alunos impactados.

Confira nossa Política de Privacidade