O que é Big Data?

Você sabe o que é Big Data?

Você já ouviu falar em Big Data? Já pensou no que significa esse termo? Uma rápida tradução da palavra nos diz que se trata de uma grande quantidade de dados, ou um dado grande. Seria isso e fim do texto? Não… Na verdade, Big Data é muito mais! Vamos entender um pouco mais sobre esse termo.

Antes de falarmos sobre como os dados são tratados hoje em dia, primeiro precisamos entender o que são dados. Segundo (Gomes; Pimenta; Schneider 2019), em seu sentido informacional, um dado é o registro do atributo de um ente, objeto ou fenômeno. Então, ao realizar um cadastro em sua rede social favorita, ou mesmo em sua loja virtual de interesse, você está cadastrando seus dados. Eles são na verdade um registro sobre cada informação sua, seu nome, telefone, senha, apelido, data de nascimento, e vários outros. Com a digitalização dos sistemas o armazenamento de dados tornou-se algo essencial para o funcionamento de empresas, escolas, sites, todos os sistemas lidam diariamente com uma quantidade de dados.

Com o passar dos anos as formas de se armazenar informações foram se modificando, você talvez não saiba, mas antes mesmo dos HDs, Pendrives, CDs, as informações eram armazenadas em Disquetes.

(Disquete - Robert Carlos 2013)

Se você observar, normalmente os ícones para salvar um documento, foto ou vídeo nos programas, têm uma aparência de disquete. Esse tipo de dispositivo era bastante usado para salvar documentos, músicas, fotos, mas o tamanho era próximo de 2 Mb! Para ter uma ideia hoje as fotos que um celular produz, possuem um tamanho médio de 2Mb. Isso demonstra que, os arquivos estão cada vez mais pesados, já que a demanda por qualidade das informações é crescente.

Mas e o big data? Mais do que uma grande quantidade de informação, o Big data pode ser entendido como um conjunto de ferramentas para gestão de TI. Assim é possível coletar, analisar e gerar resultados em um ambiente centralizado. Para entender melhor podemos dividir o Big Data em vários “Vs”.

Volume

Como já sabemos da tradução de Big Data, as ferramentas precisam ter capacidade para manipular uma grande quantidade de dados, já não se trata mais de gigabytes, hoje em dia, dados de uma empresa podem ultrapassar terabytes com facilidade! Imagine suas conversas do WhatsApp ou Instagram, elas são armazenadas na “nuvem” dentro dos computadores de uma empresa, para que você possa acessar elas, agora imagine todas as conversas do mundo, é muita informação.

Variedade

Os tipos de informação que podem ser armazenadas nos sistemas são variados, não somente dados como músicas, vídeos. Podemos classificar os dados em dois grandes grupos os estruturados e os não estruturados.

Não estruturados são dados que não são coletados de tabelas, sem uma organização padronizada, por exemplo, e-mails, documentos de texto e arquivos de mídia (áudio e vídeo).

Estruturados são os que já estão coletados de forma organizada em tabelas e bancos de dados, logo são analisados de forma mais simples e ágil.

Velocidade

A velocidade da manipulação de dados é muito importante, ao acessar uma página, queremos que ela carregue o mais rápido possível, ao enviar um foto ou mesmo baixar um vídeo. A transição dessas informações não depende somente da internet, depende também de como elas são acessadas nos servidores.

Veracidade

Um dos pontos mais importantes que o Big Data se propõe a solucionar é a segurança. protegendo as informações de acordo com as necessidades, atendendo as prescrições legislativas tanto nacionais quanto internacionais.

Valor

O Big Data também atenta-se para o valor, tornando seu uso mais competitivo. Ao implementar um sistema com Big Data uma empresa torna seus serviços mais acessíveis e com maior qualidade. A gestão dos dados, garantem satisfação dos usuários e melhores estratégias e acessos para os gestores.

---------------------------

Referências:

Gomes; Pimenta; Schneider (23 de outubro de 2019). «Data Mining in Information Science Research: Challenges And Opportunities.

Cadastre-se em
nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Textos de destaque
Romulo José da Silva Júnior
Engenheiro Mecatrônico e Analista de Produto da CODE8734. Trabalha com impressão 3D há 7 anos, experiência com impressoras 3D modelos cartesianos.
Publicado:
16/6/2021
FRANQUIA
Desbrave a educação na sua cidade.
IN-SCHOOL
Leve o melhor da CODE8734 para a sua escola.
MATRÍCULAS
Encontre a CODE8734 mais perto de você.
CODE8734 - 2020
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MAVERICK 360
Mais de 20 anos de experiência no mercado de educação.
Presente em 5 países.
Mais de 100 mil alunos impactados.

Confira nossa Política de Privacidade