O que é a Realidade Aumentada?

Você sabe o que é Realidade Aumentada?

Se você leu esse título pensando em um óculos para imergir em um mundo 3D, então precisamos apresentar as realidades. De fato a Realidade Virtual é imersiva em um mundo 3D, projetado e construído graficamente. Nesse tipo de sistema, é necessário um óculos virtual para que o usuário tenha sua experiência. Porém a Realidade Aumentada (RA), consiste em utilizar o ambiente físico real, complementado de elementos gráficos, desenvolvidos para aumentar a experiência do usuário. Esse tipo de tecnologia é comumente aplicado em games, redes sociais principalmente em dispositivos móveis. Você já deve ter ouvido falar no Pokemon Go, desenvolvido pela Niantic em 2016.

(Pokemon Go - Brener Batista - Junho de 2020)

Esse game, é um exemplo de como uma realidade aumentada pode oferecer uma experiência divertida e interessante para os usuários. Usando assim, o ambiente à sua volta, adicionando recursos 3D à realidade.

Um exemplo para fins educativos, foi lançado pela Google em 2019, o recurso RA apresentado pela plataforma, possibilitando a pesquisa de animais e visualização em 3D a partir da tela do celular. Tal recurso permite que o usuário mova, e tenha uma visão dos animais, que são projetados no ambiente.

(Google Animals 3D - Romulo Júnior - Junho de 2020)

Além da educação e diversão, a RA pode ser usada na saúde? Claro! Principalmente nas prevenções contra o Coronavírus por exemplo. A Google, disponibilizou uma ferramenta com realidade aumentada, capaz de auxiliar no isolamento social. A plataforma chamada de Sodar, é capaz de projetar uma linha, com um limite para o distanciamento social, de 2 metros! Tal projeção, é capaz de virtualizar as recomendações, de forma a instruir os usuários a respeito da distância mínima para impedir a propagação do vírus.

(Google Sodar - Maio de 2020)

Infelizmente essa ferramenta ainda não está otimizada e acessível à todos os públicos pois é necessário que, os smartphones tenham acesso ao Google Chrome e que possuam sensores giroscópio. Mas o que é giroscópio? É um tipo de sensor que permite a funcionalidade da RA. De forma simples um giroscópio é capaz de saber, a partir da gravidade da terra, em qual posição o celular está e se ele está rotacionando, o que também permite identificar profundidade com uma maior precisão.

Seja em um jogo, para estudar ou mesmo funcionalidades para a saúde, a RA é uma ferramenta que vem evoluindo cada vez mais ampliando as possibilidades, é importante estar preparado para utilizar a tecnologia de forma consciente. Agora já sabemos que nessa realidade não vai óculos VR!

------------------------------

Referências:

Google Sodar, Disponível em: https://sodar.withgoogle.com/

Acesso em Junho 2020.

Cadastre-se em
nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Textos de destaque
Romulo José da Silva Júnior
Engenheiro Mecatrônico e Analista de Produto da CODE8734. Trabalha com impressão 3D há 7 anos, experiência com impressoras 3D modelos cartesianos.
Publicado:
16/6/2021
FRANQUIA
Desbrave a educação na sua cidade.
IN-SCHOOL
Leve o melhor da CODE8734 para a sua escola.
MATRÍCULAS
Encontre a CODE8734 mais perto de você.
CODE8734 - 2020
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MAVERICK 360
Mais de 20 anos de experiência no mercado de educação.
Presente em 5 países.
Mais de 100 mil alunos impactados.

Confira nossa Política de Privacidade