Impressora 3D cartesiana

Você sabe o que é uma impressora 3D Cartesiana?

Antes mesmo de falarmos sobre impressoras 3D Cartesianas. você sabe o que é impressão 3D? Para uma melhor experiência recomendamos que leia nosso artigo sobre o que é impressão 3D.

Os movimentos de uma impressora 3D podem ser realizados de diversas formas, a mais comum é a movimentação cartesiana. Você deve se lembrar do plano cartesiano, que possui uma organização para guiar e orientar em um sistema de coordenadas. Assim, normalmente o que observamos é X e Y em uma plano 2D, ou mesmo a adição do eixo Z em 3 dimensões.

(Plano Cartesiano - Romulo Júnior 2020)

O plano cartesiano pode ser facilmente entendido como uma indicação para se movimentar a partir da origem (0,0), observe por exemplo o objetivo em “a”, o ponto (4,4) informa que saindo da origem andando 4 quadrados para direita e 4 quadrados para cima, chega-se no objetivo. Da mesma forma que, para chegar no objetivo em “b”, anda-se 4 quadrados para esquerda e 4 quadrados para baixo. A diferença é informada pelo sinal, positivo (+) cima e direita, negativo (-) baixo e esquerda.

Mas e a impressora 3D? Por trabalhar em 3 dimensões, os comandos enviados para a impressora 3D precisam de uma orientação, que pode ser feita matematicamente. Assim, os modelos mais vistos no mercado, possuem uma descrição de movimento em X, Y Z.

(Representação Impressora 3D Cartesiana - 3drecycler 2018)

Logo, o eixo Z destacado em azul, cuida da movimentação para cima e baixo, responsável pela altura das camadas, e os eixos X e Y, são responsáveis pelo formato em 2D dos modelos. A junção de várias camadas sobrepostas forma o objeto desejado, como a impressora é programada, ela precisa saber quais passos executar.

(Vistas objeto 3D - Romulo Júnior 2020)

Observe a vista 3D, o objeto que será produzido é um cilindro, a impressora precisa saber quais são as dimensões desse cilindro e como ela vai “desenhar” ele camada por camada. A partir da vista superior, notamos que são círculos que serão desenhados com informações de X e Y. Já na vista lateral, podemos observar que, são fatias posicionadas umas sobre a outras em Z. Logo é como se vários círculos fossem colocados e colados um acima do outro para formar o cilindro.

Um exemplo comum de impressora cartesiana, que realiza essas ações. é a GraberI3 distribuída pela Tec3D, considerado um dos modelos, abertos, mais acessíveis.

(Impressora 3D Cartesiana - Tec 3D 2018)

----------------------------

Referências:

3drecycler Acesso em Julho de 2020.

Disponível em:

http://3drecycler.blogspot.com/2018/04/como-funciona-uma-impressora-3d.html

Tec3D Acesso em Julho de 2020.

Disponível em: https://www.tec3donline.com.br/

Cadastre-se em
nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Textos de destaque
Romulo José da Silva Júnior
Engenheiro Mecatrônico e Analista de Produto da CODE8734. Trabalha com impressão 3D há 7 anos, experiência com impressoras 3D modelos cartesianos.
Publicado:
22/4/2021
FRANQUIA
Desbrave a educação na sua cidade.
IN-SCHOOL
Leve o melhor da CODE8734 para a sua escola.
MATRÍCULAS
Encontre a CODE8734 mais perto de você.
CODE8734 - 2020
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MAVERICK 360
Mais de 20 anos de experiência no mercado de educação.
Presente em 5 países.
Mais de 100 mil alunos impactados.

Confira nossa Política de Privacidade