Impressão 3D e COVID-19

Você sabe o que é impressão 3D?

A impressora 3D consiste em um dispositivo mecatrônico, capaz de integrar diversas áreas da engenharia. Mas você sabe o que é impressão 3D? Em resumo, esse processo pode ser entendido como, o projeto de um objeto via software (CAD), seguido de um interpretação em camadas, chamada de fatiamento, e por fim a adição de camadas pela impressora 3D. Para compreender melhor veja este artigo [O que é impressão 3D?].

Impressão 3D e Saúde.

Segundo (J. R. Tumbleston, et all, 2015),  a tecnologia permite que os produtos prontos para uso serem feitos de 25 a 100 vezes mais rápido do que outros métodos e criar geometrias anteriormente inatingíveis que abre oportunidades para a inovação, não só na área da saúde e medicina, mas também em outras grandes indústrias como automotiva e de aviação. O site Medical Futurist, que elabora matérias ligadas aos avanços tecnológicos relacionados à área da saúde, publicou uma lista de pesquisas, em andamento, conectadas ao processo de impressão 3D. Um dos projetos, está sendo concebido por um professor da Universidade de Washington, que modificou uma impressora 3D para combinar produtos químicos a um pó de cerâmica, criando suportes que promovem o crescimento ósseo em qualquer formato.

Outro grande avanço, publicado pelo G1 em Abril de 2019, relata que cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Jerusalém, apresentaram um coração vivo feito a partir de tecido humano com uma impressora 3D.

(Coração impresso em 3D — Foto: REUTERS/Amir Cohen)

Mas e o Coronavírus?

Muitos países e profissionais da saúde tem se mobilizado frente ao COVID-19, inúmeros projetos sociais têm sido fomentados pelo mundo. Diante da Pandemia, causadora da morte de inúmeros indivíduos, o vasto número de casos e a escassez de equipamentos tem preocupado todos os setores. A superlotação de leitos hospitalares e a manifestação do vírus, muitas vezes assintomática, classificam o problema como algo sério e grave. Porém, os recursos tecnológicos  e movimentos sociais têm dado esperança. Sendo assim, a impressão 3D têm sido uma forte aliada na produção de projetos, os quais auxiliam a luta cotidiana contra o COVID-19. 

Um projeto social e tecnológico, desenvolvido por alunos e professores do CEFET-MG de Divinópolis, realizou a construção e doação de mais de 500 protetores faciais, produzidos por peças impressas em 3D e placas de acetato.





(Protetores Faciais impressão 3D - Foto: Romulo Júnior Junho de 2020)


Além da produção de protetores faciais a impressão 3D pode ser empregada em diversos locais, outro exemplo a ser elucidado consiste em válvulas para bomba de oxigênio, produzidas na Itália pela empresa Isinnova.


(Válvulas impressas em 3D - Isinnova 2020)


Tais válvulas, as quais são peças complexas de serem produzidas originalmente, são empregadas em bombas de oxigênio. Logo, a impressão 3D é capaz de suprir necessidades momentâneas, já que, a válvula prototipada não pode substituir permanentemente a original.

----------------------------------------

Referências:
J. R. Tumbleston, D. Shirvanyants, N. Ermoshkin, R. Janusziewicz, A. R. Johnson, D. Kelly, K. Chen, R. Pinschmidt, J. P. Rolland, A. Ermoshkin, E. T. Samulski, J. M. DeSimone. Continuous liquid interface production of 3D objects. Science, 2015
Medical Futurist, Acesso em Junho de 2020. Disponível em:
https://medicalfuturist.com/3d-printing-in-medicine-and-healthcare/
G1 Ciência e Saúde, Acesso em Junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/15/coracao-e-impresso-em-3d-a-partir-de-tecido-humano.ghtml
CEFET MG Divinópolis, Acesso em Junho de 2020. Disponível em: https://www.cefetmg.br/noticias/professores-e-estudantes-de-divinopolis-produzem-mascaras-de-protecao-facial/


Cadastre-se em
nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Textos de destaque
Romulo José da Silva Júnior
Engenheiro Mecatrônico e Analista de Produto da CODE8734. Trabalha com impressão 3D há 7 anos, experiência com impressoras 3D modelos cartesianos.
Publicado:
16/6/2021
FRANQUIA
Desbrave a educação na sua cidade.
IN-SCHOOL
Leve o melhor da CODE8734 para a sua escola.
MATRÍCULAS
Encontre a CODE8734 mais perto de você.
CODE8734 - 2020
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MAVERICK 360
Mais de 20 anos de experiência no mercado de educação.
Presente em 5 países.
Mais de 100 mil alunos impactados.

Confira nossa Política de Privacidade